Olhar d’Elas: concurso de fotografia para mulheres no DF abre inscrições até 20 de Julho
- luzarjudith
- 29 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jun.
Iniciativa apoiada pelo FAC-DF selecionará 20 trabalhos para exposição coletiva em Samambaia; três participantes serão premiadas com R$ 1 mil
Fotógrafas profissionais e amadoras do Distrito Federal e Entorno têm até 20 de julho para se inscrever no concurso Olhar d’Elas – Mulheres na Fotografia, promovido pelo coletivo Ocre Imagem com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF). A iniciativa selecionará 20 trabalhos para uma exposição coletiva no Complexo Cultural de Samambaia, em agosto, e as três melhores imagens serão premiadas com R$ 1 mil cada.
Sob o tema Mulheridades: Tecnologias Ancestrais, o concurso convida as participantes a explorarem, com sensibilidade, os saberes femininos transmitidos entre gerações, como práticas de cuidado e artesanato. “É a oportunidade de explorar esse olhar cotidiano e ancestral, que conecta o passado ao presente”, afirma uma das idealizadoras do projeto, a fotógrafa Tatiana Reis.

Quem pode participar
O concurso Olhar d’Elas, exclusivo para mulheres (cis e trans) do Distrito Federal, aceita inscrições com até três fotografias por participante. A lista das 20 selecionadas para a exposição será anunciada em 11 de agosto.
A curadoria, composta pelas fotógrafas Aya, Ramona Jucá, Thaís Mallon e Gabriela Pires, selecionará as obras para a mostra, que será inaugurada em 23 de agosto no Complexo Cultural de Samambaia e ficará em cartaz por 30 dias. O projeto também homenageará a fotógrafa e documentarista angolana Marisol Kadiegi, radicada em Brasília.
Das três imagens premiadas, duas serão escolhidas pelas curadoras, e a terceira, por votação popular no Instagram do coletivo Ocre Imagem, com base na foto mais curtida. Os resultados serão revelados em 20 de setembro, durante o encerramento da exposição, que incluirá um bate-papo com curadoras, expositoras e a homenageada.
Sobre o Ocre Imagem
Com o objetivo de reintegrar mulheres, especialmente mães, na produção cultural, o coletivo Ocre Imagem busca promover uma rede colaborativa de fotógrafas, videomakers, editoras e diretoras no Distrito Federal.
O coletivo é composto pelas fotógrafas e artistas Gabriela Pires, Tatiana Reis, Beatriz Braga e Sabrina May, pela editora e filmmaker Jully Kathleen e pela produtora Karla Raposo, realiza, desde 2023, coberturas de eventos culturais, como festivais, oficinas, espetáculos e shows.
Fonte: Agência Brasília