Fórum aberto: terapia gênica no Brasil
- luzarjudith
- há 3 dias
- 3 min de leitura

Em 8 de agosto, o Instituto DEAF1 e Autismos Sindrômicos realiza, no Auditório da Finatec, no Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), o Fórum “Terapia Gênica no Brasil”. Trata-se de um encontro aberto ao público dedicado à divulgação científica acessível e ao fortalecimento da articulação entre médicos, famílias, pesquisadores e instituições envolvidas com o avanço no tratamento de várias doenças, incluindo condições genéticas raras como hemofilia, atrofia muscular espinhal (AME), epidermólise bolhosa, anemia falciforme, lipofuscinoses e síndromes do espectro autista.
Com uma programação que alia ciência, afeto e informação qualificada, o evento marca o lançamento do documentário “Terapia Gênica no Brasil”, financiado por edital da Pfizer Internacional, e promove painéis temáticos que abordam desde os primeiros passos da pesquisa até os entraves regulatórios e os desafios de acesso às terapias já aprovadas no Brasil. As inscrições para participar podem ser feitas através do Sympla
Mas o que é terapia gênica? Em linhas gerais, trata-se de uma abordagem inovadora da medicina que busca corrigir falhas genéticas diretamente na raiz do problema. Ou seja, em vez de apenas tratar sintomas, como comumente acontece, ela atua sobre o material genético das células, com o objetivo de substituir ou silenciar genes defeituosos que causam doenças.
Esses estudos têm despertado grande expectativa, principalmente no campo das doenças genéticas raras, já que muitas delas (cerca de 95%) não têm tratamento eficaz. Ainda em desenvolvimento para a maioria das condições, essa abordagem representa um marco na medicina de precisão, aproximando a ciência de soluções personalizadas e transformadoras para quem convive com doenças até então consideradas sem saída.
Para abordar o tema de forma a contemplar o público diverso a que se propõe a alcançar, o Fórum combina duas ações principais: a exibição dos episódios do documentário seguida de debates em formatos de painéis para desdobrar esses conteúdos ao máximo. A ocasião será ideal para que dúvidas possam ser levantadas, debatidas e novas hipóteses ou pesquisas, sugeridas. Um momento único de união entre diversas pontas desse ecossistema: pesquisa, governo, médicos e famílias.
Mais do que um evento técnico, “Terapia Gênica no Brasil” será uma oportunidade pioneira de compartilhamento de vivências, construção de redes e sensibilização sobre os caminhos possíveis para o futuro do tratamento de síndromes raras e doenças de fundo genético no país. Com possibilidade de participação presencial e online, o evento destinará toda a arrecadação dos ingressos a pesquisas científicas conduzidas pelo Instituto DEAF1 e Autismos Sindrômicos.
Sobre o Instituto DEAF1
Criado em Brasília em 2020, o Instituto DEAF1 é uma associação sem fins lucrativos, pioneira na pesquisa sobre mutações no gene DEAF1 e autismos sindrômicos. Ele atua como ponte entre cientistas e famílias, democratizando o acesso ao conhecimento científico e promovendo ações que aceleram o desenvolvimento de tratamentos eficazes. Com forte base ética e compromisso com a vida, o Instituto constrói redes de apoio e pesquisa dentro e fora do Brasil.
O Instituto tem se destacado como produtor de conteúdo sobre avanços científicos em condições raras, especialmente neurológicas. A terapia gênica é um de seus objetivos estratégicos. Há anos atua com seu Núcleo de Inovação Tecnológica próprio, incentivando conexões nacionais e internacionais entre pesquisadores.
Serviço
Terapia Gênica no BrasilData: 08 de agosto de 2025Horário: Das 8h às 18hLocal: Auditório da Finatec – Universidade de Brasília (UnB)Ingressos presenciais: R$10 (inteira) e R$5 (meia)O valor arrecadado será revertido para pesquisas científicas conduzidas pelo Instituto DEAF1 e Autismos Sindrômicos.
Realização: Instituto DEAF1Apoio: Finatec, INCT Intergen - Terapia Gênica, Associação Brasileira de Epilepsia e Instituto Vidas Raras