EUA revogam visto do ministro da AGU Jorge "Bessias"
- Allyson Xavier
- 22 de set.
- 1 min de leitura

O governo dos Estados Unidos decidiu revogar o visto do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, conhecido como “Bessias”. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (22) pelo Departamento de Estado e atinge ainda outros oficiais e ex-integrantes do Judiciário brasileiro.
Segundo o Diário do Poder, o cancelamento foi anunciado pela Secretaria de Estado, atualmente comandada por Marco Rubio, que vem monitorando iniciativas de autoridades brasileiras consideradas prejudiciais a empresas norte-americanas, especialmente do setor de tecnologia e redes sociais.
Além de Messias, outros nomes também foram atingidos pela decisão: José Levi, ex Advogado-Geral da União; Benedito Gonçalves, ex membro do Tribunal Eleitoral; Airton Vieira, juiz auxiliar e assessor do Supremo Tribunal Federal (STF); Marco Antonio Martin Vargas, ex assessor do Tribunal Eleitoral; e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, alto assessor judicial. Coma revogação, todos ficam impedidos de entrar em território americano.
Veículos internacionais como The Guardian e The Straits Times também confirmaram a decisão e destacaram o impacto diplomático. Em Brasília, o governo federal ainda não apresentou manifestação oficial.
O ministro Jorge Messias publicou uma nota oficial em sua conta no X (antigo Twitter) rebatendo a decisão americana e classificando a medida como ingerência externa sobre instituições brasileiras:
Fontes: The Guardian, The Straits Times, Diário do Poder






















