Austrália nega visto a jogador holandês de vôlei de praia condenado por estupro
- Allyson Xavier
- 29 de out.
- 1 min de leitura

A Austrália barrou a entrada do jogador holandês de vôlei de praia Steven van de Velde no país. O motivo? Uma condenação por estupro de uma menor, em 2016. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27) pela Federação Holandesa de Vôlei.
O crime e a pena
Van de Velde, hoje com 31 anos, tinha apenas 19 quando foi acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos. Ele cumpriu parte da pena no Reino Unido, foi transferido para os Países Baixos, onde foi libertado em 2017 e voltou às competições.
“Foi o maior erro da minha vida jovem. Não posso mudar o passado, então devo lidar com as consequências.”, declarou Steven van de Velde.
Campeonato Mundial sem o holandês
O Campeonato Mundial de vôlei de praia será disputado em Adelaide, entre 14 e 23 de novembro, mas sem a participação do atleta. A negativa do visto segue a política australiana rigorosa para pessoas com antecedentes criminais.
Em nota oficial, a federação holandesa afirmou:
“Estávamos cientes desse risco. Fomos informados da decisão de negar o visto. Lamentamos a situação, mas não temos alternativa senão respeitá-la”, afirmou Heleen Crielaard, diretora técnica da Federação Holandesa de Vôlei.
Polêmica em Paris 2024
A presença de Van de Velde nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 já havia gerado forte repercussão. Durante sua estreia, ele foi vaiado pelo público e impedido de permanecer na Vila Olímpica.
Com informações da Federação Holandesa de Vôlei e agências internacionais





















