top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
logo

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Ciência e Tecnologia

Hanbit-Nano: Primeiro lançamento comercial em Alcântara está previsto para esta tarde

  • Foto do escritor: Allyson Xavier
    Allyson Xavier
  • 22 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
A imagem mostra o foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, posicionado horizontalmente em sua estrutura de transporte e suporte no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.  Aqui estão os detalhes principais que podem ser observados:  O Foguete: É um veículo lançador de cor branca, com o logotipo da Innospace visível na fuselagem. Ele aparece montado sobre uma plataforma móvel de transporte (também com a marca da empresa), que é utilizada para levá-lo até a posição vertical de lançamento.  Estrutura de Apoio: Ao fundo, há uma estrutura metálica coberta por uma lona cinza, que serve como abrigo ou hangar temporário para a preparação final do veículo.  Ambiente: O cenário é de céu aberto com poucas nuvens, típico da região de Alcântara. É possível ver alguns técnicos ou engenheiros próximos à base do foguete, o que ajuda a dar uma noção da escala do veículo (que possui cerca de 21,8 metros de comprimento).  Estado da Operação: O foguete está na posição horizontal, o que condiz com o trecho da matéria que você enviou, mencionando que o veículo foi colocado nessa posição para inspeção e substituição de componentes após o adiamento da última sexta-feira.  Essa foto ilustra perfeitamente o momento de preparação e manutenção técnica que antecede a tentativa de lançamento programada para hoje.
Equipe técnica realizou troca de válvulas e verificações de sistemas para garantir o sucesso da missão nesta tarde - Foto: SGT Vanessa Sonaly / Divulgação

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, vive a expectativa de um marco histórico hoje. O foguete Hanbit-Nano, da sul-coreana Innospace, tem sua decolagem agendada para as 15h45 desta segunda-feira (22). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), esta data marca o encerramento da atual janela de lançamento. Se bem-sucedida, a missão será o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial realizado a partir de território brasileiro.


Superação de desafios técnicos

A jornada até este momento contou com adiamentos estratégicos para garantir a segurança da operação:

  • 17 de julho (quarta-feira): A primeira tentativa foi suspensa após a detecção de uma anomalia no sistema de refrigeração do oxidante.

  • 19 de julho (sexta-feira): Uma nova contagem regressiva foi interrompida devido ao funcionamento irregular de uma válvula de ventilação no tanque de metano líquido.

Em nota, a Innospace explicou que a válvula de ventilação é vital para o controle da pressão interna do veículo. "Caso a válvula não funcione corretamente na posição fechada, a pressão interna do tanque pode subir, potencialmente levando a uma falha estrutural", destacou a empresa.


Após a interrupção de sexta-feira, os combustíveis foram drenados e uma inspeção minuciosa confirmou que o problema estava restrito à válvula. O componente foi substituído por uma peça reserva para viabilizar a tentativa de hoje.




Detalhes da Missão


O veículo espacial – que tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.


Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. 


A operação é coordenada pela FAB e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Innospace no YouTube.


Com informações da Agência Brasil



Redes Sociais

Instagram

Siga

Facebook

Curta

X

Siga

Últimas Notícias

Registre-se

Mulher-300x250.gif
Categorias
BannerWebSenhora_2496x500.gif
bottom of page