Líder da oposição na Venezuela recebe Nobel da Paz e agradece apoio de Trump
- Allyson Xavier
- 10 de out.
- 2 min de leitura

A líder da oposição venezuelana María Corina Machado foi anunciada nesta sexta-feira (10) como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2025, em reconhecimento à sua luta pela restauração da democracia e defesa dos direitos humanos na Venezuela. O anúncio foi feito pelo Comitê Nobel da Noruega, em Oslo.
Postagem no X, na página oficial da The Nobel Prize sobre o pronunciamento.
Em pronunciamento transmitido por vídeo, Machado dedicou o prêmio “ao povo venezuelano que sofre e resiste” e agradeceu ao presidente dos Estados Unidos Donald Trump, a quem chamou de “aliado decisivo” na pressão internacional contra o regime de Nicolás Maduro. E declarou contar com o apoio do presidente Trump no X.
Postagem no X, na página oficial de María Corina Machado agradecendo o reconhecimento e declarando que conta com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo o Comitê Nobel, a escolha reflete o “corajoso compromisso com a via pacífica em meio à repressão e perseguição política”. Impedida de concorrer nas eleições de 2024 por decisão judicial, María Corina Machado continua sendo uma das principais figuras da resistência interna e da mobilização da diáspora venezuelana.

A opositora do regime de Maduro, vive sob vigilância constante e enfrenta diversas restrições impostas pelo governo, mas mantém apoio popular expressivo. A sua candidatura ao Nobel foi impulsionada por grupos de direitos humanos e por políticos exilados, que a consideram “símbolo da esperança democrática latino-americana”.
O presidente Donald Trump reagiu ao anúncio nas redes sociais, afirmando estar “honrado pela menção” e chamando Machado de “guerreira pela liberdade”. A cerimônia de entrega do Nobel da Paz está marcada para 10 de dezembro, em Oslo, quando serão homenageados também os demais laureados de 2025.
Postagem na Truth Social, Donald Trump compartilha o agradecimento de María Corina Machado.
Fontes: BBC, Time, Financial Times





















