Ministro de Lula fala em "trocar a Carteira de Trabalho pelo Bolsa Família"
- Allyson Xavier
- 31 de out.
- 2 min de leitura
Em visita a Montes Claros, Wellington Dias e o prefeito de Salinas foram criticados após frase interpretada como incentivo à dependência do programa social. Ambos afirmam que houve “dupla interpretação”.

Durante o lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo, em Montes Claros (MG), uma fala do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, gerou forte repercussão nas redes sociais e na imprensa. Em vídeo gravado no evento, o prefeito de Salinas, Kinca Dias (PSD), aparece dizendo: “Queremos cada vez mais, como foi dito pelo nosso ministro, que nós possamos, no futuro, trocar a Carteira de Trabalho...”, sendo interrompido por Wellington Dias, que completa: “Pelo cartão do Bolsa Família, porque saiu da pobreza.” O prefeito conclui: “Esse é o nosso objetivo.”
A declaração foi interpretada por parte do público como uma defesa da substituição do emprego formal por benefícios sociais, o que levou à repercussão negativa do trecho nas redes.
Veja vídeo completo:
O ministro afirmou que o vídeo apresenta uma “inversão da ordem” de um “mantra” repetido por ele desde o início de sua gestão. Segundo nota da pasta, Wellington Dias costuma dizer justamente o contrário: que o objetivo do governo é “trocar o cartão do Bolsa Família pela Carteira de Trabalho”, ou seja, promover a inclusão produtiva e econômica dos beneficiários do programa.
Em novo vídeo publicado nesta semana, Wellington Dias reforçou a mensagem de que o ministério trabalha para gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo a quem hoje depende do Bolsa Família.
O prefeito Kinca também se manifestou nas redes sociais, dizendo que “houve dupla interpretação de um trecho da minha fala, por parte de alguns por simples maldade, e de outros por má compreensão”.
Assista a declaração:
Fontes: CNN Brasil, portal do MDS, redes sociais do prefeito de Salinas.





















