top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
logo

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Poderes

Metanol, brasileiros deportados e condenação de PM's foram destaque nesta quinta-feira (02/10)

  • Foto do escritor: Allyson Xavier
    Allyson Xavier
  • 3 de out.
  • 3 min de leitura

Finalmente é sexta-feira! Vamos encarar o dia com alegria que a semana está chegando ao fim. Enquanto isso, fique com as notícias que agitaram o dia de ontem para acompanhar o que tem pra hoje. Bom dia!


Brasil registra 48 casos em investigação de intoxicação por metanol


O Brasil investiga 48 casos de intoxicação por metanol até a tarde desta quinta-feira (2), conforme balanço apresentado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista na Sala de Situação, criada para monitorar e coordenar respostas aos incidentes. O Ministério da Saúde confirmou 11 casos por detecção laboratorial em Centros de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), com um caso inicial em Brasília revisto como suspeito, incluindo o do rapper Hungria.


Apenas uma morte foi confirmada em São Paulo, enquanto sete óbitos permanecem em análise: dois em Pernambuco e cinco no mesmo estado paulista. As autoridades continuam alertas para novas ocorrências relacionadas a bebidas alcoólicas adulteradas.


GDF monitora caso suspeito de intoxicação por metanol em bebida alcoólica


O Governo do Distrito Federal investiga, desde a manhã desta quinta-feira (2), um caso suspeito de intoxicação por metanol em um hospital particular de Brasília, notificado pela Secretaria de Saúde (SES-DF). O episódio atende aos critérios da nota técnica do Ministério da Saúde e é analisado pela Vigilância Epidemiológica via Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do DF (CIEVS-DF).


Em resposta, o GDF intensificou fiscalizações em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras para combater bebidas irregulares ou falsificadas. A SES-DF disponibilizou o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) para orientações clínicas, nos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774.


Número de brasileiros deportados dos EUA atinge recorde de 2.268 em 2025


Em 2025, o Brasil registrou o maior número de deportações de seus cidadãos pelos Estados Unidos desde 2020, com 2.268 imigrantes removidos por decisão do governo Trump, segundo a Polícia Federal. O marco foi alcançado com um voo que desembarcou 110 passageiros no Aeroporto de Confins, na Grande Belo Horizonte, na noite de quarta-feira (1º), superando o recorde anterior de 2.188 em 2021.


Desde janeiro, 24 voos de deportação saíram dos EUA para o Brasil, com apenas um durante o governo Biden; os demais ocorreram sob Trump, que assumiu em 20 de janeiro. A expectativa é de mais 12 voos até dezembro, em frequência semanal, destacando o aumento das remoções.


Justiça condena Distrito Federal por tortura praticada por policiais militares em 2015


A 7ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal condenou o governo local a pagar R$ 40 mil por danos morais a um homem torturado por policiais militares em 1º de julho de 2015. A vítima relatou agressões de cerca de cinco horas, incluindo enforcamento, desmaios induzidos, pauladas, ameaças com saco plástico na cabeça, empalamento e afogamento em um córrego, motivadas por suspeita de sequestro.


Baseada na responsabilidade objetiva do Estado (artigo 37, § 6º, da Constituição Federal), a decisão considerou comprovados o fato, o dano e o nexo causal, comprovados por laudo de exame de corpo de delito. O valor da indenização, inferior aos R$ 2 milhões pedidos, visa compensar o sofrimento e prevenir reincidências, com juros desde o evento, correção pela Selic e honorários de 10%; cabe recurso.


Advogado Luiz Fernando Pacheco, do Grupo Prerrogativas, é encontrado morto em SP


O criminalista Luiz Fernando Sá e Souza Pacheco, de 51 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (2) em São Paulo, conforme confirmado pela seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), que emitiu nota de lamento pela perda.


Pacheco ganhou notoriedade ao defender o deputado José Genoino (PT-SP) no caso do Mensalão e foi sócio-fundador do Grupo Prerrogativas, coletivo de juristas alinhado ao PT. Detalhes sobre as circunstâncias da morte não foram divulgados.

Redes Sociais

Instagram

Siga

Facebook

Curta

X

Siga

Últimas Notícias

Registre-se

Mulher-300x250.gif
Categorias
BannerWebSenhora_2496x500.gif
bottom of page