Fim de Semana no DF: cinema, rap, drift, cerrado e jazz em festa
- Allyson Xavier
- 12 de set.
- 4 min de leitura
Brasília se prepara para um fim de semana vibrante, com uma programação cultural e de lazer recheada de eventos apoiados ou promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). De cinema a rap, passando por automobilismo e celebrações do Cerrado, há opções para todos os gostos na capital. Confira os destaques e planeje seu roteiro!
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro celebra 60 anos
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais tradicionais do país, comemora 60 anos com uma edição especial. De 12 a 20 de setembro, a programação ocupa o Cine Brasília, o Complexo Cultural de Planaltina e unidades do Sesc no Gama e Ceilândia. A abertura, nesta sexta-feira (12), traz o premiado longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura, que conquistou o prêmio de Melhor Ator em Cannes. Prepare-se para nove dias de cinema nacional de alta qualidade!
Música e inclusão na Praça do Ferrock

No sábado (13), a Praça do Ferrock, em Ceilândia, recebe o Festival Música Viva e Permanente – 2ª Edição, a partir das 18h. O evento celebra a cultura do DF e Entorno com shows de DJ Dudu, Júnior Ferreira (sertanejo raiz), Alisson e Ariel (modão e hits atuais), Banda Imagem (axé e forró) e Andrézin Príncipe. Com acessibilidade plena, incluindo intérpretes de Libras e audiodescrição, o festival reforça a cultura como direito fundamental, promovendo inclusão e diversidade. Serviço:
Praça do Ferrock, QNP 13, Ceilândia/DF
13 de setembro (sábado), das 18h à 1h
Entrada gratuita
Realização: Instituto Sociocultural Comunitário (ISC) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec/DF)
Fercal comemora 69 anos com cultura e brincadeiras
A Fercal celebra seus 69 anos de sexta (12) a domingo (14) com uma programação variada no Ginásio da Administração Regional. O Circula Cultura oferece shows gratuitos de Ministério Resgate, Thalita Rangel e Forró Nois. No sábado (13), a criançada pode curtir o Festival Brincadeiras de Rua, a partir das 9h, no Povoado Catingueiro, com atividades lúdicas para todas as idades.
Buraco do Jazz encerra temporada com três semanas de música
Com a chegada das primeiras chuvas, o Buraco do Jazz se despede da temporada de 2025 no Centro Cultural Três Poderes, celebrando a ocupação de espaços públicos com jazz, soul e blues.

O evento, que conecta pessoas sob as estrelas, promete três semanas de shows inesquecíveis às quintas e sextas-feiras. Nesta sexta (12), o palco recebe Elias Augusto e Paula Tortoretti. Na semana seguinte, MC Jazz (dia 18) e Maíra Guedes (dia 19) comandam a noite. O grand finale, nos dias 25 e 26, traz o groove de Rafa Black e a sofisticação de Molina’s, encerrando o nono ano do evento com chave de ouro.
Serviço: Centro Cultural Três Poderes, Brasília/DF
11, 12, 18, 19, 25 e 26 de setembro (quintas e sextas)
Entrada gratuita
Adrenalina no Mega Drift
Para os fãs de automobilismo, o Mega Drift agita a Granja do Torto no sábado (13) e domingo (14), das 10h às 18h, com as 3ª e 4ª etapas do campeonato de 2025. Trinta pilotos, incluindo o campeão brasileiro Lucas Medeiros e Diego Higa, da Fórmula Drift, prometem manobras emocionantes.
Arte e Cerrado em destaque
O Arte Kãdãga 2025, no sábado (13), celebra as culturas populares e o Cerrado na Praça Central do Paranoá, das 14h às 22h, com oficinas, contação de histórias e saraus poéticos. Já o Festival de Artes do Cerrado, de sexta (12) a domingo (14), no Teatro de Arena do Guará II, destaca o bioma do DF com shows, incluindo a banda californiana Groundation.
Rap do DF brilha no Festival Raridades
No domingo (14), o Festival Raridades toma o Teatro dos Bancários (Asa Sul) a partir das 16h, celebrando a potência do rap e da cultura hip-hop do DF. Organizado pela Raro Records, o evento reúne DJ Joseph, Foradacaxa, Sérgio Cândido (lançando o álbum Não Sou Um Gênio), Raro Convida (com Akao.47, Hate Rct, Babi, Bluntpk e João, O Absurdo), DJ Jay Lee, Matuto, Rachmemo (lançando Surfista de 808) e Raffa Moreira. Grafite, fotografia e a força da periferia completam a programação.

Serviço:
Teatro dos Bancários, EQS 314/315, Asa Sul, Brasília/DF
14 de setembro (domingo), a partir das 16h
Consultar ingressos com a organização
Mais rap e moda na Esplanada e Ceilândia
O rap segue em alta com o Festival Câmbio Negro 35 anos, no sábado (14), na Esplanada dos Ministérios, celebrando o legado da banda Câmbio Negro com shows de Conexão Suburbana (GO), Opanijé (BA), Lauren (SP) e participações especiais. No domingo (14), a Biblioteca da Ceilândia recebe o Rap Fashion, a partir das 15h, com desfile e show de Japão, do Viela 17.
Lazer gratuito aos domingos
Para fechar o fim de semana, o programa Lazer para Todos garante entrada gratuita no Jardim Zoológico e no Jardim Botânico aos domingos. Além disso, o Vai de Graça oferece transporte público gratuito na capital, facilitando o acesso às atrações.





















