Ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães morre aos 76 anos
- Allyson Xavier
- 1 de dez.
- 1 min de leitura
A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Dumont Reis Magalhães faleceu nesta segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, aos 76 anos, em São Paulo, onde estava internada para tratamento de saúde.

Ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães morre aos 76 anos.(Imagem: Emerson Leal / STJ)
O velório será realizado na sede do STJ, em Brasília, em data e horário a serem definidos pelo Tribunal.
Assusete Magalhães integrou o STJ de agosto de 2012 a janeiro de 2024, após ter sido promovida do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Durante os 11 anos no tribunal superior, destacou-se como uma das principais referências em direito público e na gestão de precedentes qualificados.
Ela foi integrante e, a partir de maio de 2023, presidiu a Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac). Também marcou história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de ouvidora do STJ, abrindo portas para outras magistradas em funções de liderança.
Nascida em Serro, interior de Minas Gerais, Assusete enfrentou resistência familiar para cursar Direito e, ao longo da carreira, precisou fazer escolhas difíceis, como o afastamento temporário da família quando foi transferida para o Rio de Janeiro. Sua trajetória é lembrada como exemplo de superação, pioneirismo feminino e dedicação ao serviço público.
A ministra aposentada deixa o marido, Júlio César de Magalhães, três filhos e quatro netos.
Com informações do Migalhas





















