Terremoto de 7,4 atinge costa russa em Kamchatka após réplica histórica
- Allyson Xavier
- 13 de set
- 1 min de leitura
Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado neste sábado (13) na costa leste da península de Kamchatka, Rússia, às 0h30 (horário de Brasília), conforme o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor, considerado uma réplica do terremoto de magnitude 8,8 ocorrido em 29 de julho – o sexto mais forte já registrado –, teve epicentro a 111,7 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 39 km.

O abalo ocorreu em uma zona de subducção, onde a placa do Pacífico se move sob a placa da América do Norte a cerca de 80 mm por ano, gerando falhas geológicas que causam terremotos. Especialistas indicam que o evento resultou de uma falha reversa rasa, com ruptura estimada em 70 km de comprimento por 35 km de largura.
O sistema norte-americano de alerta de tsunamis emitiu um aviso inicial, descartado horas depois. Não há registros imediatos de feridos ou danos significativos. A Agência Meteorológica do Japão, citada pela NHK, confirmou que não houve alerta de tsunami para o arquipélago japonês, ao sudoeste de Kamchatka.





















