Coreia do Sul celebra sua fundação em evento na Embaixada em Brasília
- Allyson Xavier
- 27 de set.
- 2 min de leitura

A Embaixada da Coreia do Sul em Brasília marcou, nesta quinta-feira (25/9), a Data Nacional da Coreia, celebrando a fundação do país. O evento, realizado na sede diplomática, foi liderado pelo embaixador Choi Yeong Han.
Em discurso em português, Choi destacou o crescimento das relações Brasil-Coreia, com ênfase em laços econômicos e culturais. Ele apontou o Brasil como o quinto maior consumidor global de conteúdos coreanos, como K-Pop e K-Dramas.
“No aspecto econômico, nossas parcerias seguem em expansão. O Brasil é o principal destino de investimentos coreanos na América Latina e o segundo maior parceiro comercial da região”, afirmou.
Em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 12,5 bilhões, com cerca de 200 empresas coreanas operando no Brasil, especialmente em São Paulo. Novos investimentos da Hyundai e LG Electronics foram mencionados como exemplos do compromisso com o país.
A cerimônia contou com diplomatas, autoridades e convidados, que assistiram a uma apresentação de Taekwondo e a uma performance de coquetelaria do bartender Seo Jung Hyun, utilizando Soju. O jantar trouxe pratos típicos, como kimchi e Dakgangjeong.

Choi também celebrou o intercâmbio cultural, destacando que “o Brasil ocupa a quinta posição no consumo global da onda coreana”, com fãs engajados no idioma e na cultura do país. Ele anunciou o Programa Férias-Trabalho, que permitirá a 300 jovens de cada nação obter vistos para estudar, trabalhar e viajar, além do programa GKS, que oferece bolsas de graduação na Coreia.
A secretária de Ásia e Pacífico do Itamaraty, Susan Kleebank, reforçou os 65 anos de relações diplomáticas, destacando avanços em comércio, ciência, tecnologia, educação e cultura. “Comemoramos também os 62 anos da imigração coreana no Brasil e a vitalidade de uma comunidade de mais de 50 mil pessoas, que contribuem para a vida social e econômica do país”, declarou.





















