Habilitação Social 2025: Detran-DF divulga resultado com 5 mil vagas aprovadas
- luzarjudith
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

O Detran-DF anunciou, nesta segunda-feira (28), a lista de candidatos selecionados para as 5 mil vagas do Programa Habilitação Social, iniciativa que oferece formação e habilitação gratuita para condutores em vulnerabilidade social no Distrito Federal. O programa visa capacitar motoristas para obter, renovar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), promovendo inclusão e empregabilidade.
Como funciona o processo para os selecionados?
Dos selecionados, 1.323 candidatos autodeclarados negros ou transexuais passarão por uma etapa adicional de heteroidentificação e entrevistas, conduzida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) a partir de 1º de agosto de 2025. As entrevistas serão agendadas e comunicadas pela Sejus-DF. Para os candidatos negros, é obrigatória a entrega de uma fotografia, que pode ser feita entre 1º de agosto e 1º de setembro de 2025, em dias úteis (8h às 17h) ou aos sábados (7h30 às 12h30), nos postos do Na Hora em Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo, Gama, Rodoviária, Taguatinga e Sobradinho, sem necessidade de agendamento.
Os demais 3.580 candidatos aprovados já podem iniciar o processo de habilitação. A primeira etapa é a realização da biometria em uma unidade do Detran-DF, mediante agendamento no Portal de Serviços do Detran-DF. O prazo para abrir o processo é de 30 dias, a partir de 1º de agosto de 2025.“A divulgação desse resultado impacta milhares de pessoas que sonham em se habilitar ou renovar a carteira. A CNH é uma ferramenta essencial para quem busca melhores oportunidades de emprego”, destaca Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF.
O que é o Programa Habilitação Social?
O Programa Habilitação Social é voltado para pessoas em vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Das 5 mil vagas, 2 mil são destinadas à modalidade Estudante Habilitado, para jovens de 18 a 25 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, com pelo menos dois anos de domicílio no DF. As outras 3 mil vagas são para a modalidade Cidadão Habilitado, voltada a maiores de 18 anos, alfabetizados, penalmente imputáveis e com residência no Distrito Federal há, no mínimo, dois anos. Os critérios de seleção estão detalhados na Instrução nº 510/2024, e o programa é dividido em três fases: inscrição, seleção e processo de habilitação.
Impacto do Programa na Inclusão Social
O Habilitação Social é uma iniciativa que transforma vidas ao oferecer habilitação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de facilitar o acesso à CNH, o programa promove qualificação profissional e amplia as chances de empregabilidade, especialmente para grupos historicamente marginalizados, como negros e transexuais.
Para conferir os resultados, os candidatos podem acessar o Portal de Serviços do Detran-DF ou acompanhar as atualizações da Sejus-DF.
Fonte: Detran-DF