top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • X
logo

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Brasília

Reforma no centro cirúrgico do HRSam ampliará em 50% cirurgias eletivas

  • Foto do escritor: Allyson Xavier
    Allyson Xavier
  • 16 de ago.
  • 2 min de leitura

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) está em processo de reforma de seu centro cirúrgico, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e aumentar em até 50% a capacidade de realização de cirurgias eletivas. Nos primeiros seis meses de 2025, o hospital realizou cerca de mil procedimentos desse tipo, e a expectativa é que o número cresça significativamente após a conclusão das obras.

Fachada do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) durante a reforma do centro cirúrgico, que aumentará em 50% as cirurgias eletivas.
Foram feitas mil cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2025 | Foto: Alexandre Álvares/SES-DF

Segundo a diretora do HRSam, Elielma Almeida, em entrevista à Agência Brasília, “a iniciativa da Secretaria de Saúde trará melhorias estruturais significativas, garantindo mais qualidade no atendimento e ampliando o número de procedimentos eletivos.” A reforma inclui a reativação de duas salas operatórias, elevando o total de três para cinco, além da expansão da sala de recuperação, que passará de quatro para seis leitos.


Entre as melhorias, destaca-se a instalação de um equipamento para Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), exame que utiliza endoscopia e radiologia para diagnosticar e tratar problemas no fígado, vesícula biliar, ductos biliares e pâncreas. O projeto também contempla a troca do piso e pintura completa do ambiente, promovendo um espaço mais moderno e seguro.


Impactos no Atendimento Durante a Reforma


Durante a execução das obras, a enfermaria da clínica cirúrgica, voltada para o pós-operatório, ficará temporariamente desativada. Casos que demandem internação prolongada serão transferidos para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).As cirurgias eletivas também serão redirecionadas para o HRT, sem interferir no atendimento do pronto-socorro, que já absorve casos encaminhados pelo HRSam. Parte da equipe de enfermagem será realocada para setores como o centro obstétrico, clínica médica e UTI do HRSam, enquanto médicos cirurgiões e anestesistas atuarão temporariamente no HRT.


Benefícios Esperados


Com a conclusão da reforma, o HRSam espera não apenas aumentar a capacidade de cirurgias eletivas, mas também melhorar a infraestrutura para diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. A modernização reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em oferecer serviços de qualidade à população de Samambaia e região.


Com informações da Secretaria de Saúde




Redes Sociais

Instagram

Siga

Facebook

Curta

X

Siga

Últimas Notícias

Registre-se

Mulher-300x250.gif
Categorias
BannerWebSenhora_2496x500.gif
bottom of page