Amazon inaugura novo centro de distribuição no DF e promete mais de 1.400 empregos diretos
- Allyson Xavier
- 2 de out.
- 2 min de leitura
Unidade em Santa Maria amplia eficiência logística, acelera prazos de entrega e fortalece economia local

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou nesta quarta-feira (1º/10) da inauguração do novo Centro de Distribuição da Amazon em Santa Maria, no Distrito Federal. A unidade, chamada XBS1, ocupa 67 mil m² e tem capacidade para processar até 135 mil pacotes por dia, reforçando a posição de Brasília como polo estratégico de logística no país. Segundo o governador, a chegada do novo centro representa não apenas inovação no setor, mas também oportunidades para a população.
“Só neste centro de distribuição serão 1.400 empregos diretos, um momento de grande satisfação para todos nós. A capital cumpre o papel de integrar o Brasil, na mesma linha de Juscelino Kubitschek. Com esta nova operação, as empresas do Distrito Federal poderão colocar seus produtos aqui e vender para o Brasil e para o mundo”, afirmou Ibaneis Rocha.
Expansão logística e investimentos
A nova instalação se soma a outro centro de distribuição e a três estações de entrega já operadas pela Amazon no DF. Ao todo, a empresa investiu R$ 460,7 milhões na região ao longo da última década.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, a estrutura reforça a integração com os empreendedores locais. “Eles poderão colocar seus produtos neste armazém e distribuí-los para o Brasil inteiro, aproveitando uma plataforma de alcance nacional e internacional. Brasília tem vocação logística por estar no centro do país, o que facilita a distribuição e fortalece a competitividade das nossas empresas”, destacou.
O diretor de Operações da Amazon Brasil, Ricardo Pagani, ressaltou que o crescimento acelerado da demanda tornou inevitável a expansão. “O Distrito Federal é estratégico para a Amazon. Começamos em 2017 com uma operação pequena, mas agora este novo centro, quase seis vezes maior, vai ampliar a conveniência para os clientes que em breve poderão receber produtos até em poucas horas e abrir espaço para que pequenos e médios negócios locais vendam com o selo Prime, aumentando alcance e competitividade”, disse. A empresa mantém atualmente mais de 200 polos logísticos no país, apoiando 100 mil vendedores parceiros e distribuindo mais de 150 milhões de produtos em 50 categorias.

A operação também terá participação da empresa de logística Ceva, que enxerga no projeto um passo decisivo para a economia local. “Temos capilaridade em transporte aéreo, marítimo e terrestre, o que nos permite apoiar desde grandes empresas até negócios em expansão. Essa estrutura fortalece o ecossistema empresarial da região e impulsiona o desenvolvimento logístico do Distrito Federal”, explicou Fernando Alves, diretor de operações da Ceva.
Em visita anterior às instalações da Amazon em 2022, Ibaneis Rocha já havia destacado a importância da capital para o setor logístico. Agora, com a inauguração do XBS1, a expectativa é acelerar as entregas, valorizar a produção local, ampliar a geração de empregos e consolidar Brasília como referência nacional em logística.
Fonte: Agência Brasília





















